24h DE ENTRETENIMENTO E INFORMAÇÃO PRA VOCÊ NAVEGAR À VONTADE
ME AVISA

O futuro é solar? A nova série da Master Show TV conta pra você!

  • 02/05/2023

O futuro é solar? A nova série da Master Show TV conta pra você!

Por Simone Jardim*

No Brasil, finalmente o ceticismo foi nocauteado. Com passo ágil, outras fontes renováveis estão avançando na matriz energética nacional.

Vamos entender isso mais a fundo?

Hoje iniciamos a série O futuro é solar?

Sobre outras fontes renováveis falaremos nas próximas postagens. Acompanhe tudo por aqui e na aba Notícias do portal https://mastershowtv.com

Começamos pelo que pode ampliar nossos horizontes para o potencial da energia solar fotovoltaica.

Dados reunidos pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica - ABSOLAR junto à ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica e na BloombergNEF nos levam para um cenário projetado para as próximas décadas.

No longo prazo, uma transformação radical pode acontecer no Brasil.

Até 2050, a fonte hidrelétrica, que hoje representa 77% da nossa matriz energética, acredite, pode encolher muito, cedendo o protagonismo à fonte solar.

Para esse prognóstico da ABSOLAR se estabelecer lá na frente será preciso equacionar, o quanto antes, este desafio do tempo presente: a intermitência da fonte solar.

É crucial que o setor viabilize baterias ou outra tecnologia disruptiva que ofereça o melhor custo-benefício para armazenar o excedente da energia solar gerado ao longo do dia, de forma que possa suprir o consumo noturno e também as quedas de produção nos dias nublados e inverno.

Superado esse atual obstáculo e outros mais que falaremos nos próximos posts, não resta dúvida que a fonte solar fotovoltaico vai ganhar protagonismo.

Especialmente para mini e micro-geração, ou seja, a aplicação em telhados de residências e pequenos negócios que têm “puxado” os bons resultados do setor.

Esse tipo de instalação é simples e rápida. Em operação, o sistema solar fotovoltaico não emite ruído, tem baixa manutenção e longa vida útil.

Se considerarmos que os painéis solares são sobrepostos a estruturas já existentes, como telhados, seu impacto é zero. Também não interferem no habitat natural que plantas de maior potência podem provocar, dependendo das características do seu entorno.

O cenário atual

No primeiro trimestre de 2023, a matriz energética brasileira fechou com uma expansão de 2.746,5 megawatts (MW).

Contribuíram com 87,6% dessa nova capacidade instalada a entrada em operação comercial de 23 usinas solares fotovoltaicas (920,2 MW) e 44 usinas eólicas (1.485 MW).

Ainda tem muito chão até o encerramento de 2023, o que leva a crer que a “dupla” eólica-solar vai levar todo o crédito pela forte expansão da capacidade instalada de energia elétrica no país, que este ano pode bater um recorde.

Se o ritmo de crescimento continuo e acelerado se mantiver – e tudo indica que vai –, a energia fotovoltaica produzida no Brasil deve ultrapassar a geração da Itália e Austrália, posicionando o país no 6o lugar do ranking mundial.

Amanhã, vamos saber mais no novo post da série O Futuro é solar?

#MasterShowTv #StreamingGrátis #EnergiaSolar

#SolarFotovoltaica #EnergiasRenováveis

#SériesClássicas #MúsicasInesquecíveis

*Simone Jardim é jornalista e especialista em sustentabilidade. É Head of Content na plataforma de streaming grátis de alcance global, Master Show TV®, onde lidera uma equipe dedicada a criar séries especiais sobre temas convergentes à transição energética para uma economia baseada na neutralidade de carbono. Em breve será anunciada a estreai desse novo programa.

Aplicativos


Locutor no Ar

DJ JUPTER2

SÓ ALTERNATIVOS AUTORAIS

00:00 - 14:00

Peça Sua Música

   

Top 5

top1
1. DONA CARMELA

Me Guia (Oficial)

top2
2. JAIR BLOCH

Pra você gostar

top3
3. NEFELIBAND

MOMENTUM

top4
4. ULTRA ALIENS BAND

Alien Love

top5
5. MENT

ACCEPTANCE LETTER

Anunciantes