24h DE ENTRETENIMENTO E INFORMAÇÃO PRA VOCÊ NAVEGAR À VONTADE
ME AVISA

Brasil deve deixar pra trás Itália e Austrália, advinha por quê?

  • 03/05/2023

Brasil deve deixar pra trás  Itália e Austrália, advinha por quê?

Por Simone Jardim*

O Brasil encerrou 2022 com uma conquista que facilita, muito, deixar para trás Itália e Austrália. Como assim?

Agora "saltamos" para a 8ª posição, com 24 GW de potência operacional instalada, no ranking mundial de geração de energia solar, onde China (392 GW), EUA (111 GW) e Japão (78,8 GW) ocupam, respectivamente, as três primeiras posições.

Se bateu a curiosidade, em 4° Alemanha (66,5 GW), 5° Índia (62,8 GW), 6° Austrália (26,7 GW), 7° Itália (25 GW) e 8° Brasil (24 GW).

Até o final de 2023, muitas movimentações vão acontecer no “tabuleiro” da geração mundial de energia solar.

Analisando apenas a linha do tempo percorrida pelo Brasil nos relatórios divulgados pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA, na sigla em inglês), vemos que, em 2017, o país ocupava a 26ª colocação. Em 2021, a 13ª. Em 2022 “pulamos” para a 8ª posição no ranking mundial de geração de energia solar.

Com base nessa conjuntura favorável e no ritmo de crescimento continuo e acelerado que o setor fotovoltaico nacional tem mantido, parece realista a expectativa da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) de deixarmos para trás a Austrália e a Itália.

A queda de preços da tecnologia pode garantir esse resultado. Entre 2016 e 2022, só os sistemas fotovoltaicos para uso residencial tiveram uma redução de preço em cerca de 44%.

Em 2022, com geração de 2.486,1 MW, São Paulo foi o estado com a maior capacidade de Geração Distribuída fotovoltaica no país, seguido por Minas Gerais, com 2.468,2 MW, e Rio Grande do Sul, com 2.006,7 MW.

Os “telhados solares” dos consumidores residenciais hoje respondem por 78,9% do montante, seguidos por pequenas empresas de comércio e serviços (10,7%) e área rural (8,5%).

O Poder Público, responsável pelas negociações internacionais e cumprimento das metas assumidas para redução e neutralização de carbono, tem menos de 1% dos projetos solar fotovoltaicos instalados.

Amanhã, um novo post da série O FUTURO É SOLAR?fala sobre o mercado exponencial que poderia, mas não está sendo explorado no Brasil. Leia neste link o artigo de estreia deste conteúdo especial https://www.mastershowtv.com/news-253-o-futuro-e-solar?-a-nova-serie-da-master-show-tv-conta-pra-voce.

Enquanto isso, dá uma olhadinha na Master Show TV®.

No sofá ou celular, entretenimento e informação 24h grátis. Saiba+ no site oficial https://lnkd.in/djU5_ri

#MasterShowTv #StreamingGrátis #EnergiaSolar

#SolarFotovoltaica #EnergiasRenováveis 

#SériesClássicas #MúsicaInesquecíveis

*Simone Jardim é jornalista e especialista em sustentabilidade. É Head of Content na plataforma de streaming grátis de alcance global, Master Show TV®, onde lidera uma equipe dedicada a criar séries especiais sobre temas convergentes à transição energética para uma economia carbono neutra. Em breve será anunciada a estreai desse novo programa.

Aplicativos


Locutor no Ar

DJ JUPTER2

SÓ ALTERNATIVOS AUTORAIS

00:00 - 14:00

Peça Sua Música

   

Top 5

top1
1. DONA CARMELA

Me Guia (Oficial)

top2
2. JAIR BLOCH

Pra você gostar

top3
3. NEFELIBAND

MOMENTUM

top4
4. ULTRA ALIENS BAND

Alien Love

top5
5. MENT

ACCEPTANCE LETTER

Anunciantes